Meninos podem ser vacinados contra HPV no litoral de SP; veja os postos

Mauro Cattonaro

Esquema vacinal é composto por duas doses e protege contra a doença.
Ministério da Saúde quer vacinar 3,6 milhões de meninos de 12 a 13 anos.

 

04/01/2017 13h48 - Atualizado em 04/01/2017 14h50

Meninos podem ser vacinados contra HPV no litoral de SP; veja os postos

Esquema vacinal é composto por duas doses e protege contra a doença.
Ministério da Saúde quer vacinar 3,6 milhões de meninos de 12 a 13 anos.

Do G1 Santos

Vacinação contra HPV é disponibilizada para meninos (Foto: Reprodução/TV Fronteira)Vacinação contra HPV é disponibilizada para
meninos (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

As cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, já estão oferecendo a vacina da HPV para meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. A vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) acontece em postos de saúde de todo o país.

Até o ano passado, a imunização era feita apenas em meninas. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos. O objetivo é protegê-los contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, que estão relacionados ao HPV. A definição da faixa-etária visa proteger as crianças antes do início da vida sexual.

A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões. Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas.

Vacina para meninos
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0,2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).  A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, ou seja, confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Confira os postos que oferecem as vacinas na Baixada Santista:
Santos
Todas as Policlínicas de Santos. A vacinação ocorre de segunda à sexta, das 8h às 16h.
Os pais devem levar a carteira de vacinação e documento de identidade do adolescente.

Guarujá
As vacinas contra o HPV estão disponíveis em todas as Unidades Básica da Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade. O horário para vacinação é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Bertioga
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina já está disponível em 3 dos 5 postos de saúde da cidade: Jardim Vicente de Carvalho, Indaiá e Boracéia, das 8h às 17h. Na próxima semana, também estará disponível nas unidades do Centro e Vista Linda no mesmo horário.

Praia Grande
A vacina contra HPV para meninos já está disponível nas unidades de Saúde da Família e Multiclínicas da Cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Mongaguá
A criança deve ir acompanhada dos pais ou responsáveis, munida da carteirinha de vacinação e Cartão SUS para receber a vacina. O horário de atendimento é das 7h às 16h. As vacinas estão liberadas em qualquer Unidades de Saúde da Família (USF).

Itanhaém
Os adolescentes deverão se dirigir à Unidades de Saúde da Família (USF) de sua referência e estar acompanhados de um responsável, levar um documento e a carteirinha de vacinação. A imunização acontece das 8h às 16h, em todas as USfs.

Peruíbe
A vacina está disponível nos seguintes postos de saúde: Casa da Mulher, UBS Caraguava e UBS Jardim Veneza, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

* Até a publicação desta reportagem, as prefeituras de São VicenteCubatão não informaram quais os postos de saúde oferecem a vacina contra HPV para meninos.

Categoria : Blog

Deixe uma resposta

 

Quem Somos

Nosso portal foi elaborado com a finalidade de ajudar pessoas que desejam negociar um imóvel a encontrar pessoas que tem interesse em adquirir ou alugar um imóvel na cidade de Peruíbe ou em outras localidades

Enviar para um amigo

Byty Praha

E-mail para o Corretor